Projetos

image

Série televisiva Fronteiras Fluidas

Fronteiras Fluidas é um projeto de série documental com treze episódios que será veiculada em TV’s públicas no Brasil inteiro. O objetivo da série televisiva é formar um olhar do antropoceno a partir da perspectiva indígena. Esse termo antropoceno anuncia a chegada de uma nova era geológica, caracterizada pela ascensão da força humana que, tendo se tornado mais potente do que toda a natureza, se revela capaz de acelerar seus ciclos e ameaçar a vida na terra.

image play
image

A Vulnerabilidade das comunidades indígenas no Brasil

Contemplado no edital Direitos Difusos, do Ministério da Justiça, em parceria com o Instituto Social e Cultural Lumiar, o projeto realizará uma série de vídeos abordando a problemática territorial vivenciada por etnias que estão em diferentes estágios de contato com a sociedade majoritária. A negligência do poder público e do modo de vida capitalista tem desencadeado uma série de atos violentos e situação de extrema vulnerabilidade.

image play
image

Capacitação Audiovisual na Aldeia Arroio Korá

O trabalho de capacitação audiovisual surge dentro do projeto “A Vulnerabilidade das Comunidades Indígenas Contemporâneas no Brasil” como forma de fornecer ferramentas para preservação da cultura imaterial dos povos indígenas, bem como disseminar as diversas violações de direitos a que essas comunidades estão submetidas.

image play
image

Agricultura de baixo carbono no Pará

As emissões de gases do efeito estufa e a mudança climática são um dos maiores entraves do nosso tempo. Atento a essa grave questão, o governo brasileiro criou o Plano ABC – Plano de Agricultura de Baixo Carbono – em reposta ao seu compromisso anunciado na COP15. A Noctua desenvolveu, no ano de 2013, em parceria com a Webcitizen, conteúdos para a plataforma digital “Observatório do ABC”.

image play
image

Korubo: Uma Etnia entre fronteiras

Primeiro projeto desenvolvido pela Noctua, em 2013, realizado em parceria com a IWGIA (ONG Especialista em Assuntos Indígenas), sediada na Dinamarca.

O documentário coloca em debate a política de proteção aos povos indígenas em recente contato e em isolamento voluntário, sob a perspectiva dos Korubo; etnia que habita o Vale do Javari, no Amazonas.

image play
image

Outdoor Dreams

Trabalho autoral da diretora Mariana Fagundes, o documentário retrata indivíduos imigrantes que comunicam silenciosamente seus sonhos e sua vontade de ser parte de um dos grandes centro urbanos do mundo: Londres. O fenômeno imigratório internacional, que produz reflexos significativos nas configurações socioculturais, é apresentado de maneira sensível e, ao mesmo tempo, crítica.

image play